Como Uma Doceria Pode Vender Pela Internet

Atualmente, os clientes passam várias horas e horas conectados na internet. E sua empresa não pode ficar fora dessa vitrine, aprenda aqui como vender pela internet.

Quer seja nas redes sociais, no Whatsapp, lendo e-mails, notícias ou assistindo vídeos no Youtube.

O mundo está passando por mudanças de comportamento.

Inclusive, a sua empresa PRECISA se adaptar a essas mudanças e não pode ficar de fora do mundo virtual.

Nesta postagem, irei te apresentar todos os passos que a sua empresa deve seguir, na mesma sequência da leitura.

Você será capaz de organizar de forma prática todo o marketing digital da sua empresa e ter ferramentas específicas que estarão trabalhando para atrair as pessoas certas para consumir os seus produtos e solicitar orçamentos para as várias modalidades de festas e eventos que a sua doceria ofertar.

Você poderá ler ele a primeira vez, com um lápis e papel para servir de anotações e, na segunda leitura, iniciar a implementação de tudo o que eu vou te explicar.

Preparado?

Vender Pela Internet

01 – Ferramentas Necessárias

Você está disposto a levar a sério a construção de um funil de vendas online?

Se a resposta for SIM, vou te apresentar agora o mínimo de ferramentas necessárias para você iniciar a jornada de criação do marketing digital da sua doceria.

As informações que estou te passando neste momento servirão para te orientar sobre quais serão os próximos passos que você precisará levar a sério para ter sucesso apresentando tudo o que a sua cozinha pode oferecer para o mercado.

Será um trabalho bastante gratificante pois a sua empresa poderá ser encontrada na internet (Google, Facebook, Instagram, Youtube e qualquer outra plataforma que você deseje anunciar a sua empresa), as pessoas conhecerão tudo aquilo que a sua doceria desenvolveu desde a abertura e as vendas aumentarão de forma sistemática.

O mais importante de tudo: leve a sério e crie um cronograma mensal de atividades.

Não é necessário você passar várias horas do seu dia desenvolvendo conteúdo e criando ofertas. Separe algumas horas durante a semana e insira esse tempo dentro da sua rotina.

Combinado?

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1-1 – Site com loja virtual

O Google ama de paixão o WordPress.

Até parece que eles foram feitos um para o outro.

O que eu sempre recomendo é a escolha do WordPress para ser a plataforma usada para o desenvolvimento do seu site, blog e loja virtual dos seus produtos e serviços.

O segredo principal está rankeamento das informações junto ao Google.

Apenas isso.

A loja virtual servirá como uma espécie de catálogo online e ajudará para apresentar aos internautas tudo aquilo que você tem dentro da sua doceria.

Pense a frente!

O cliente poderá realizar os pedidos para receber em casa ou até solicitar para alguma festa de aniversário.

Quanto mais recursos você oferecer ao cliente, melhor. A quantidade de entradas no funil de vendas aumenta e você abre mais uma porta para o cliente realizar pedidos online para a sua doceria.

Vender Pela Internet

1.2 – Gerenciador Automatizado de E-mails

A sua empresa treinou todos os funcionários que possuem contato com o público para eles pegarem os e-mails de todos os clientes ou possíveis clientes?

Se a resposta for NÃO, sinto te informar mas… você está perdendo dinheiro todos os dias.

O e-mail é o bem mais precioso de qualquer pessoa que acesse a internet. As redes sociais NÃO.

Como já aconteceu com o ORKUT, pode acontecer com o FACEBOOK, INSTAGRAM, YOUTUBE, ETC…

Um belo dia elas fecham as portas e você não vai poder fazer nada, além de perder todo o investimento feito no marketing baseado apenas nas redes sociais.

Um dos maiores segredos é que as principais redes sociais fazem remarketing para uma lista de e-mails pré informada.

Logo, você usa o e-mail dos visitantes da sua doceria em uma campanha automatizada online tanto enviando e-mails para eles quanto exibindo em suas redes sociais a propaganda específica para quem já visitou a sua doceria e consumiu os seus produtos.

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02 – Definição do Público Alvo

Você já parou para pensar qual é o perfil do público ideal para a sua empresa?

Aqui é o maior segredo para que a sua doceria tenha sucesso online.

Defina corretamente quem você quer atender!

Sem essa etapa, os gastos com a compra de tráfego serão gigantescos e, possivelmente, o retorno financeiro não será tão satisfatório quanto o desejado.

Segue abaixo um grande resumo de um estudo de público alvo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Onde moram;
  • Estilos musicais;
  • Profissão;
  • Possuem filhos? Se sim, qual a faixa etária;
  • Onde estudam ou estudaram;
  • Livros;
  • Autores;
  • Locais que frequentam;

Essas informações podem ser captadas de uma forma natural durante uma conversa com alguns visitantes da sua doceria. Para um bom observador, é só olhar ao redor e ver o comportamento do público. Uns vão com os familiares, outros com os filhos e outros apenas estão preocupados em encontrar um local agradável para uma excelente leitura.

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03 – Usando o NeuroMarketing ao Favor da Sua Empresa

Você já fez um estudo de satisfação total do seu cliente?

Se não, vou te dar um conselho: FAÇA PARA ONTEM!

O Neuromarketing vem ajudar se forma prática tanto na resolução de problemas envolvidos diretamente com o atendimento ao público quanto com o desenvolvimento de soluções para possíveis problemas encontrados durante este estudo.

Como estamos falando de sentimentos, você pode resumidamente analisar o seguinte:

  • O que deixa o seu cliente extremamente irritado, ao ponto dele falar muito mal da sua empresa nas redes sociais?
  • O que transforma um cliente sorridente em um cliente aborrecido?
  • O que causa a insatisfação do seu cliente?
  • O que motiva a raiva?
  • E a felicidade? Como a sua empresa causa isso no cliente?
  • E a extrema alegria? Ao ponto da pessoa ficar muito feliz e compartilhar este momento maravilhoso em suas redes sociais?

Esta é a base inicial para se fazer um estudo sobre os sentimentos dos seus clientes versus a sua empresa.

Tente listar umas 15 a 20 situações que percorrem desde o repúdio até a transformação de um simples cliente para o FÃ da sua empresa.

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04 – Criação de Conteúdo com Ofertas

O Marketing Tradicional da sua empresa foi pensado levando em consideração todas as etapas que te expliquei até agora?

Não?

Não se preocupe! Ainda dá tempo de fazer as correções, combinado?

Baseado em tudo o que foi explicado até o momento vamos juntos determinar o tipo de conteúdo que será criado e qual a oferta ideal para ser apresentada.

Vou dar um exemplo: casal de namorados.

Em um belo domingo de sol, a namorada fala.. “Amor.. quero comer uma torta deliciosa!”.

Logo, o namorado preocupado vai ao Google e pesquisa “aonde comer torta no domingo em João Pessoa” (estou usando João Pessoa pois eu sou desta cidade linda e maravilhosa 😀 ).

O que será que ele vai encontrar?

  • uma lista de empresas que estão localizadas no Google Maps;
  • Conteúdos do Trip Advisor;
  • Facebook das docerias;
  • Uma postagem do seu site com o conteúdo exatamente com as palavras que ele procurou ou um vídeo rankeado no Google da sua empresa apresentando as mais deliciosas tortas da cidade.

Aonde será que ele vai clicar? Com certeza na postagem que a sua doceria criou especialmente para esta pesquisa.

Ao entrar no link, ele viu o ambiente, as fotos de todas as tortas, um texto explicando tudo o que a sua empresa oferece, uma super oferta para namorados com um kit ideal para casal e um telefone exclusivo para reservas.

Todo o conteúdo preparado para quebrar as 3 principais objeções e trazer o internauta para uma experiência gastronômica única!

Percebeu a diferença deste conteúdo para o que geralmente é postado nas redes sociais?

O seu blog está realmente preparado para resolver um problema específico e é seu! As redes sociais, não.

A sua empresa só deixará de ter o blog quando fechar as portas.

As redes sociais podem ser descontinuadas a qualquer momento.

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05 – Colocando o Conteúdo na Frente das Pessoas Certas

Esta é a etapa em que pensamos nas estratégias de marketing e remarketing para 03 tipos de público.

FRIO:

O público frio é aquele que nunca viu a sua empresa ou não teve contato com os mimos que a sua cozinha faz com bastante amor e carinho.

Uma propaganda extremamente convidativa deverá ser criada para chamar a atenção dessas pessoas e despertar o interesse em vir até a sua doceria se maravilhar com tudo aquilo que você oferta.

MORNO:

O público morno são as pessoas que já estiveram presentes em sua doceria e já conhecem uma parte da produção da sua doceria.

Como eles não tiveram acesso a degustação de tudo, é importante fazermos pequenas campanhas de remarketing usando tanto o e-mail quanto as redes sociais para convida-las a virem novamente na sua doceria e terem uma nova experiência.

QUENTE:

O público quente é aquele que já o seu cliente, faz parte de um clube vip, da sua lista de e-mails e está ansioso para voltar a sua doceria para ter acesso a promoções imperdíveis.

Tanto o e-mail quanto as redes sociais servirão para fazer mais uma chamada criada especialmente para este público.

Logo, é necessário ter em mãos apenas o e-mail dessas pessoas.

Para conseguir este e-mail tão precioso, deve-se adotar algumas técnicas simples usadas durante uma campanha de aquisição ou segmentação.

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06 – Olá! Qual o Seu E-mail?

Exatamente!

Qual o seu e-mail?

Encare a conquista do e-mail dos seus clientes como uma paquera.

No primeiro passo você apresenta a sua doceria, suas tortas, doces, salgados, cafés, etc.

Fala que existem um CLUBE DE CLIENTES VIP onde a sua empresa envia informações periódicas tanto por e-mail quanto pelo whatsapp e que o seu cliente possui vantagens exclusivas e diferenciadas de quem é apenas um cliente normal.

Logo, quem não quer ter atendimento VIP? Eu quero!

O cliente quer se sentir importante, ser bem atendido, ter acesso a vantagens e benefícios.

Não pense apenas em ganhar dinheiro. Pense em ganhar o cliente fiel que vem com novas pessoas a sua doceria.

Vender Pela Internet

07 – O Poder do Remarketing

Com os e-mails dos clientes que já visitaram a sua empresa, você poder-a criar um sistema anual de vendas online para este público específico.

Atualmente, o Google, Facebook e Instagram utilizam ferramentas de remarketing para colocar o seu conteúdo na frente das pessoas certas.

Ou você direciona o público para uma determinada página e ela é marcada automaticamente pelas plataformas como visitantes do seu site ou você pega o seu banco de dados de e-mails e cadastra nas ferramentas de ADWORDS.

Dessa forma, a sua doceria poderá exibir promoções, dicas, super ofertas e outros itens do marketing diretamente nas redes sociais destas pessoas.

Como elas já conhecem a sua doceria, a probabilidade dela marcar ou compartilhar com os amigos na sua peça publicitária é muito grande.

Agora, vou perguntar a você: o que a sua doceriatem feito?

Se a resposta for NADA, não se preocupe!

Vou dizer exatamente o que você precisa fazer para usar da forma certa todas as ferramentas do marketing digital a favor da sua empresa.

Os próximos passos…

Se você chegou até aqui e não tem a mínima noção do que fazer para desenvolver começar efetivamente a Vender pela Internet, não se preocupe!

Tenho uma super oportunidade pare te apresentar.

Tudo o que eu te falei até o momento faz parte de um modelo de consultoria chamado Consultoria de Campanha de Vendas.

É nesta consultoria que ajudamos as empresas a serem encontradas pelo Google tanto pelos produtos, serviços e pelo nome da empresa.

Se você teve interesse em tudo o que te apresentei e não sabe por onde começar, não se preocupe!

Vou te dizer exatamente agora o que você deve fazer para que eu possa te ajudar.

  1. Preencha a aplicação abaixo com todas as informações corretas;
  2. Irei entrar em contato através do telefone informado e irei fazer uma breve entrevista para ver se realmente poderemos te ajudar a dar os próximos passos;
  3. Se tudo der certo na entrevista, irei te explicar como é a nossa forma de trabalho, custos, etc;
  4. Após a organização e assinatura do contrato iremos iniciar os trabalhos que contemplam a Consultoria de Campanha de Vendas.

Se você gostou de tudo o que leu ou está com alguma dúvida, por favor, escreva abaixo.

A sua opinião é extremamente importante para continuarmos criando conteúdos para ajudar os empresários a venderem mais todos os dias usando a internet.

Um forte abraço.

Até a próxima postagem!

    Jonathan Maciel
    Jonathan Maciel
    Especialista em Vendas Online

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